Falar da CRISE com Crianças

Falar da crise com crianças

Explicar a crise aos mais pequenos

Explicar a crise aos mais pequenos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As dificuldades financeiras agudizam-se e os pais vêem-se forçados a retirar aos filhos aquilo que as crianças sentem como garantido – brinquedos, jogos, atividades extra-curriculares e, por vezes, mesmo, os colégios privados repletos de amigos, educadores / professores, sentidos como fontes de apoio para os miúdos (e, por vezes, mesmo até pelos pais).

A dificuldade dos pais é como Falar da crise com crianças. Como é que explico a crise ao meu filho? Como é que o faço compreender que a crise o empurra para tantas mudanças e algumas restrições?

Dependendo da idade, o conceito crise será difícil de explicar e muito mais difícil de compreender. Seja como for, as crianças não precisam de tantos detalhes, como por vezes os pais tendem a passar. Precisam só, e essencialmente, de sentir que os pais estão bem; que estão tranquilos e que, aquilo que soa a um drama à criança, não seja sentido como dramático pelos pais. A tranquilidade dos pais e a capacidade de ouvirem – escutarem com atenção – os seus filhos é meio caminho andado para serenar a angústia do desconhecido / da mudança e a frustração dos mais pequenos.

Basta que seja direto, claro e que a mensagem seja tão natural como “sabes que se não beberes água, vais ficar com sede”.

Falar da crise com crianças

Exemplo: Sabes que a mãe / pai ficou sem emprego e que é só quando trabalhamos que recebemos dinheiro. Então como agora vamos ter menos dinheiro, não podemos gastar tanto. Vamos ter que procurar outra escola / desistir do karaté / música / ballet…”

Basta isto. Se tiver que explicar algo mais, será em resposta a questões que a criança coloca. Utilizando sempre o método direto e conciso sem atribuir a sua preocupação à forma como responde. A criança deverá sentir que a crise é um assunto que a afeta, na medida das suas frustrações, mas que não a preocupa porque os pais estão à altura de resolver.

 

Alexandra Silva Nunes

Psicóloga /Psicoterapeura

Cédula Profissional nº 3347

marcar.consulta

Marque aqui a sua Consulta!

 

 

 

 

moradas1

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *